Talker V-Eye é um projeto em desenvolvimento pelos alunos João Victor Laskoski, Luciano Bonzatto Junior e Luis Camilo Jussiani Moreira do curso de Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para disciplina de Oficina de Integração 2.
O projeto tem como obtivo auxiliar pessoas com deficiência visual em sua locomoção diária, atentando principalmente em proteger o deficiente de obstáculos acima da região do abdome. Além disso, avisando previamente de obstáculos que possam atingir o usuário.
A motivação da elaboração do projeto foi devido a uma parcela com grande expressão de pessoas (pessoas com deficiência visual) possuírem extrema dificuldade na locomoção, seja em locais públicos ou privados, como shoppings e afins. Ainda mais, muitas das assistências para tais deficientes, são escassos como por exemplo os cães-guias ou não trazem total segurança ao usuário, como a bengala.
Logo, o Talker V-Eye tem como funcionalidade detectar objetos, informando para o usuário a posição do obstáculo mais próximo através de vibrações. Além disso, de modo opcional, será possível identificar o objeto, informando o usuário o nome do objeto mais próximo detectado ou poderá ser informando todos os nomes dos objetos presentes na frente do mesmo. Sendo que essas informações serão através de áudio.
A relação entre os componentes do Talker V-Eye está ilustrada na Figura 1.
Figura 1: Diagrama de blocos do Talker V-Eye.
Todo o projeto fica acoplado a uma mochila, o que garante maior discrição e conforto ao usuário. A Figura 2 ilustra a aparência do projeto.
Comentários
Postar um comentário